quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A Lua

Quase todos os dias voltarmos da escola a pé, brincando, cantando, fazendo cócegas. Hoje, quando estávamos abrindo o portão para entrar em casa, deitei-a no meu colo como se fosse um bebê e ela olhou para o céu:


- Olha, mãe! A lua! Tá quase ficando noite, né? Vamos cantar a música da lua? "A lua, lua, luaaaaa... A lua quando ela roda é nova, crescente ou meia-lua, quando ela roda, minguante e meia, depois é lua novamente... mente quem diz que a lua é velha..." (foi a Tia Calaca quem ensinou esta música pra ela).


Helena adora a lua, mas o que me impressiona são essas relações de tempo que ela faz. Basta que a lua esteja no céu que ela identifica, seja a hora que for... Ninguém nunca disse a ela que quando está quase anoitecendo a lua fica iluminada, mas sozinha ela percebeu este fenômeno e fez esta construção mental!


Marcos Neves, um grande amigo, físico, educador e sonhador, um dia me disse que "quem não olha para o céu, pelo menos uma vez por semana, não sabe sonhar". Que assim seja, minha filhota, mamãe quer tua vida iluminada de lua, iluminada de sonhos, iluminada de garra, determinação e persistência para transformar sonhos em realidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário