quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Barbie

Dia desses fui pela primeira vez até a locadora com a Helena e permiti que ela escolhesse um filme para assistirmos juntas. Escolheu "Barbie e o Segredo das Fadas".

Confesso que quando era criança eu gostava da Barbie e brincava bastante com esta boneca. Assim que comecei a entender um pouquinho como as coisas funcionam e como é complicado este consumismo exacerbado que o brinquedo incentiva, passei a detestá-la.

A sacanagem número um desta história é que incentivam o consumismo logo das crianças, que deveriam se preocupar só com o prazer que a brincadeira proporciona. 

O apelo publicitário voltado para as crianças está em tudo: roupas, sapatos, brinquedos e até óculos - que é o produto que me garante o pão de cada dia. Tudo tem um personagem de desenho animado, uma boneca, uma apresentadora de programa infantil...

A sacanagem número dois é que os dvds da Barbie estavam justamente na altura dos olhos da minha filha! Eu sei que não vou conseguir deixá-la imune a isso tudo: as amigas da escola têm Barbie, as primas também - um dia desses Helena chegou em casa cantando uma música da Kelly Key, "Barbie Girl". Não quero ser daquelas mães que proibem tudo, porque tenho consciência de que o proibido sempre é mais gostoso...

Com uma dor imensurável no peito levei o tal dvd para casa. Depois do jantar começamos a assistir: que coisa horrível! O filme é de uma futilidade inacreditável! Muito pior do que esses filmes americanos que passam na sessão da tarde, cuja história é sempre a mesma: a menina esquisitinha que conquista o menino mais desejadoda escola e vai ao baile com ele! Não aguentei nem dez minutos! Ainda bem que Helena também não gostou!

Começa com as bonecas escolhendo - entre milhares - sapatos, roupas e bolsas para um evento de moda/beleza. Depois a Barbie convida umas fadas do bem para almoçar numa rede de fast food famosa e elas combinam o tipo de roupa e sapato que usarão para tal almoço. Uma fada do mal se apaixona e rouba o namorado da Barbie.

Não consegui ir além disso. O filme estava me embrulhando o estômago. Conversei com minha filha, expliquei que aquele filme não era adequado para a idade dela, que o Cocoricó, a Dora, a Pink Dink Doo, o Charlie e Lola, etc. são legais porque nos ensinam a ajudar, cuidar dos animais, da natureza, dos amigos... Mas que aquele filme ali não ensinava nada. Ela logo pediu para trocar o dvd.

Na hora fiquei pensando se tinha agido certo ou não... Às vezes é bem difícil ser mãe! Mas no dia seguinte ela mesma falou que o filme era chato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário