quinta-feira, 8 de março de 2012

Aula de História

Dia desses saí com a Helena, precisava comprar um presente de aniversário para um coleguinha dela, passar na farmácia e depositar uns cheques de cliente no banco. Fizemos a volta exatamente nessa ordem: o presente do amigo, a farmácia - onde ela escolheu uma escova de dentes nova - e por último o banco.
As primeiras paradas ela fez numa boa, quando chegou a vez de ir ao banco reclamou:
- Não quero ir ao banco! É chato! Quero ir pra casa!
- Mas filha, eu preciso depositar esses cheques! Eu acabei de comprar um presente para o teu amigo e uma escova de dentes pra ti! Para comprar precisamos de dinheiro! Cheque se transforma em dinheiro quando depositamos no banco! Então vamos parar sim e depositar para que possamos continuar comprando as coisas que precisamos e queremos!
- E se não existisse dinheiro no mundo, mãe?
- Se não existisse dinheiro a gente ia precisar trocar as coisas.
- Como assim?
- Por exemplo, eu sei fazer óculos, então se alguém precisasse de óculos eu trocaria óculos por outra coisa da qual precisasse e que outra pessoa soubesse fazer como roupa, sapato...  Outras coisas a gente ia precisar fazer em casa, como comida, pão...
- Dá pra fazer pão em casa?
- Dá sim!
- Como?
- Mais ou menos parecido com o jeito que a gente faz bolo... Um dia se quiseres a gente pega uma receita e faz um pão em casa para que vejas como é e como fica o pão! Lembra aquele dia que a gente foi lá no sítio com o tio Ricardo e a Rafa e que tinha um pão bem grandão?
- Lembro!
- Então, aquele pão foi a tia Sirlene que fez, em casa!
- Lá no sítio não existe dinheiro, mãe?
- Existe, meu amor, mas pão feito em casa é gostoso e lá é mais longe de padaria, mercado, é melhor fazer em casa mesmo!  Teve uma época em que não existia dinheiro no mundo e as pessoas trocavam as coisas, mas isso já faz muito tempo!
- Quando foi isso, mãe?
- Foi antigamente, bem antigamente!
- Quando tu eras criança, mãe?
- Não filha, bem antes de eu existir.
- A vó já existia?
- Não, meu amor, ninguém que a gente conhece existia, nem a vó, nem a bisa... Todas as pessoas que existiram nessa época em que o dinheiro não existia já morreram!
É, filho põe a gente para raciocinar! É muito bom! O cérebro funciona melhor e faz milhares de novas conexões, basta a gente querer, ter paciência para responder e estar disposto a entrar em sintonia com a doçura, a curiosidade e o encantamento para o que para as crianças é novo e divertido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário