sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A Filha do Rei

"A Princesa

Quando lhe perguntaram o nome, Lili espantou-se muito:

- Ué! Mas todo mundo sabe..." - Mario Quintana, no livro Lili inventa o mundo



Helena não queria jantar, queria apenas comer morangos. Devia ter uns 7 ou 8 meses quando experimentou a fruta pela primeira vez e desde então morango é ítem obrigatório na geladeira de casa. Ela já sabe a história: 

Estávamos em Porto Alegre e passamos em frente a um mercado onde estavam expostos morangos que pareciam apetitosos. Comprei e quase não consegui comer, porque ela adorou e devorou.

Mas, voltando à história do jantar, falei que poderia comer morango de sobremesa. Não se convenceu. Resolvi contar uma história, com o objetivo de distraí-la enquanto tentava fazer com que comesse um pouco. A estratégia funcionou. Contei a história da Sherazade. Ela gostou e pediu outra. Não sou muito boa para contar histórias sem livro:

- Ah, filha, agora não consigo lembrar de nenhuma outra história...

- Inventa então, mãe!

Putz, pior ainda! Inventar história? Eu escrevo, mas minhas histórias são todas reais. Acho que sou racional demais. Tenho dificuldade em entrar no campo da fantasia, das invenções... Porém, não podia perder a oportunidade de fazê-la continuar comendo! Comecei a história:

- Era uma vez um pirata que navegava pelos mares com o objetivo de encontrar a ilha de um rei muito rico e poderoso. O pirata queria roubar todo o tesouro do rei. Já navegava há sete dias e sete noites quando, enfim, encontrou a ilha. Acontece que, chegando lá, esqueceu dos planos de roubar o tesouro do rei... Sabes por que, Helena?

- Não. Por quê?

- Porque ele se apaixonou pela filha do rei! Sabes quem é a filha do rei?

- Claro, né, mãe? Filha de rei é princesa!

- Isso, o pirata se apaixonou pela princesa!

- Mãe! Tu estás contando uma história que já aconteceu de verdade! Assim não vale!

- Já aconteceu? Quando? Como assim?

- Lembra lá no Beto Carreiro? O pirata se apaixonou por mim!

- Então tá, né? Princesa!



Bianca Velloso

Nenhum comentário:

Postar um comentário