terça-feira, 20 de julho de 2010

Banhos, Preconceitos e Liberdade

Aproveitando que a irmã Mirella está morando na Holanda com o marido Jorge, o pai da Helena viajou para conhecer a Europa. Há 13 dias minha filhota não vê o pai. Hoje, durante o banho, bateu saudade e ela perguntou:
- O meu pai tá tomando banho lá na Holanda, mãe?
- Tá filha.
- Por que menino não pode tomar banho junto?
- Como assim, filha? Não entendi... Menino não pode tomar banho junto?!
- É, mãe. Por que o meu pai não pode tomar banho com o Jorge?
- Ah, filha! Poder até que pode, mas não é muito legal... - respondi meio sem graça.
Não sei quem foi que disse a ela que meninos não podem tomar banho juntos... Como é difícil dar às crianças uma educação livre de preconceitos e equilibrar isso com as convenções sociais que me sinto obrigada a ensinar! Como é complicado falar de certos assuntos, como a homessexualidade, por exemplo, com uma criança de dois anos de idade! Pode até ser simples, mas nosso comportamento acaba por trair a própria crença. Disseminamos o preconceito que criticamos. Afinal é bem difícil contradizer na prática (no discurso é bem fácil) o cinismo e a hipocrisia dessa educação cristã tão arraigada em nossa formação há gerações.
Tenho me esforçado e vou encontrar o caminho. Quero minha filha livre, libertária e principalmente feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário