terça-feira, 19 de julho de 2011

Os Caminhos da Cultura

Se formos pais atentos e dedicados, nossos filhos enriquecem nossa bagagem cultural. No último fim de semana fomos de ônibus para Curitiba, com o objetivo de participar do I Encontro da Família Velloso. Quando chegamos a rodoviária de nosso destino falei:

- Filha, vamos colocar o casaco porque aqui em Curitiba é mais frio do que em Florianópolis.

- Por quê, mãe?

- Porque Curitiba está no alto da serra e na serra sempre é mais frio.

- Por quê?

Pronto, fiquei sem resposta, os porques intermináveis que eu adoro responder tinham acabado de dar um nó na minha cabeça. Não houve jeito de conseguir lembrar das aulas de geografia da Professora Onélia.

- Ih, filha, isso eu não sei responder mesmo! Preciso pesquisar! Se a serra está mais perto do sol e, segundo a física, o ar frio desce e o ar quente sobe, não faz sentido mesmo que na serra seja mais frio, mas é.

Ela provavelmente não entendeu nada do meu raciocínio e se contentou com a promessa de pesquisa, mas a dúvida continuou martelando na minha cabeça. De tanto puxar pela memória lembrei que tinha algo a ver com o fato de o ar ser mais rarefeito quanto maior a altitude. Depois perguntei ao Val, mas a explicação dele não me convenceu muito.

Hoje pesquisei e aprendi: na serra o ar é mais rarefeito, no litoral é mais denso. O sol esquenta o solo que faz o calor subir, o ar mais denso consegue reter mais o calor. E foi uma delícia descobrir tudo isso, muito menos pelo valor da descoberta e muito mais pela sensação de ter me libertado da ideia de que filho nos aliena um pouco do contexto cultural. É verdade que hoje eu faço menos passeios culturais, na televisão a única coisa que consigo assistir é desenho animado e quando vou deitar que poderia pegar um livro para ler estou tão cansada que mal consigo passar da primeira página. Por outro lado, essa curiosidade infantil pode sim nos mostrar um caminho cultural bastante interessante e muito mais cheio de beleza e emoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário