domingo, 2 de dezembro de 2012

Uma história que emociona



Sou apaixonada por histórias. Sobretudo histórias de amor. Esta é a história da Tia Tata. Não sei se tenho competência para contá-la da maneira como merece, mas é bela demais para ser guardada só comigo. Que me perdoe se algum dado estiver um pouco diferente da realidade. Conto o que me ficou na memória do que escutei entre uns tantos goles de cerveja, no meio de uma algazarra de aniversário de criança.

Ela casou-se aos quarenta e sete anos, quando já estava decidida que a vida boa de ser vivida era a de solteira. Conheceram-se através de amigos comuns, durante um almoço. Ele era 8 anos mais novo. Em determinado ponto da conversa, olhou nos olhos muito azuis de nossa personagem e disse:

- Tu ainda serás minha mulher!

Ela achou graça. Estava realmente disposta a viver sozinha e ele nem era tão interessante assim.

Ele venceu. Por persistência! Ficou dois meses insistindo para que os amigos lhe passassem o telefone dela. Ela proibia. Até que ele não aguentou mais e foi à casa da sua musa. Resistência quebrada, acertou-lhe em cheio o coração. Começaram a namorar. Ela continuava firme no propósito de não casar. De tanto os amigos falarem que era medo do amor resolveu encarar o casamento.

Moravam em São Paulo. Ele jornalista, ela gerente fiscal. Ele trabalhava até altas horas da madrugada, no fechamento do jornal, depois ia beber e jogar dominó com os amigos. Ela saía muito cedo de casa, ele ficava dormindo, às vezes passava o dia trabalhando no Rio de Janeiro e ele só ficava sabendo depois. Durante a semana se falavam apenas por bilhetes, os horários não batiam.

Os colegas de trabalho apostaram que o casamento não duraria. Ninguém dava mais que seis meses para aquela união. A única pessoa que botou fé foi a mãe dele. Conhecia o filho e percebeu que a nora era uma mulher moderna, segura, independente, muito diferente das outras, exatamente do jeito que ele gostava.

O casamento durou quarenta anos, até o momento em que se esgotou o tempo dele aqui na Terra. Agora ela está reorganizando o cotidiano sem o homem da sua vida. Reconstrução difícil. A recompensa é esta história tão bonita que ninguém pode apagar!

- Bianca Velloso - 

Um comentário:

  1. Linhas tortas, historia reta e bonita, explicar o real sentido do amor? Não conseguimos pois o amor não se explica, se vive e cada um na sua intensidade, cada um do seu jeito, mas quando verdadeiro, nem mesmo a distancia consegue atrapalhar.

    ResponderExcluir